Luciano Costa

25 de set de 20202 min

5 sinais de ambientes tóxicos no trabalho e o que fazer para mudar isso

Toda empresa precisa ter um ambiente salutar para ser sustentável. Um ambiente de trabalho tóxico é prejudicial para os colaboradores e para a organização. Tratar a rádio como uma empresa que mira na criação de um ambiente colaborativo e transparente deve ser um dos pilares de um gestor responsável.

Há vários sinais que indicam a formação de um ambiente tóxico nas empresas.

  1. O absenteísmo (quando muitos colaboradores faltam constantemente ao trabalho, especialmente quando as explicações para isso são vagas);

  2. Maus tratos por parte dos superiores (quando os chefes desrespeitam, usam linguagem chula, ou oprimem colaboradores pra alcançar metas, por exemplo. O sarcasmo e o cinismo são presenças constantes na comunicação);

  3. A falta de comunicação entre colaboradores e entre líderes e liderados (quando todos sentem medo ou ansiedade para dar feedback ou para dar ideias, ou quando simplesmente não há oportunidades para uma comunicação efetiva e profissional. Outra situação é quando chefes demandam que sua equipe "leia a sua mente", o que é fonte de grande frustração e insegurança);

  4. Uma chefia autoritária (quando ordens são disparadas e não há qualquer acompanhamento sobre o que pensa a sua equipe, ou o líder age como se fosse o único com habilidades e conhecimento para lidar com todos os assuntos);

  5. O assédio moral (ocorre quando colegas põem obstáculos ao trabalho de outro, dificultando o dia a dia na empresa, ou quando há perseguição por parte de "panelinhas" contra um ou mais colaboradores)

O que um gestor pode fazer para mudar isso?

Se você, gestor, identificou um ou mais elementos acima descritos no seu cotidiano laboral, há alguns caminhos que podem solucionar o problema antes que ele derrube o seu negócio.

(1) Educação e treinamento

A primeira alternativa é conscientizar os colaboradores sobre os custos (humanos e financeiros) em manter um ambiente tóxico na empresa.

Treinamentos constantes para gerentes e diretores são úteis para mostrar os malefícios de tais comportamentos para os outros e para si mesmos.

(2) Feedback constante

Uma empresa sem feedback está fadada ao fracasso. Os colaboradores precisam de um canal anônimo para relatar experiências negativas e preocupações. O medo de represálias inibe o feedback verdadeiro e impede o gestor de enxergar o ambiente real em que sua equipe trabalha.

(3) Defesa explícita de normas justas e éticas

A empresa precisa que seus mais altos funcionários defendam a aplicação de uma conduta ética para todos. Isso deve se refletir em como lidam com funcionários novos (treinamento), em programas de compliance e na gestão que vise a manutenção de um ambiente justo.

Isso faz com que os colaboradores tenham segurança para enfrentar situações abusivas e tóxicas, e promove um ecossistema ético e produtivo.

Esses são apenas alguns dos fatores que nós, da Exponencial, consideramos ao atuar nas rádios do Brasil. Nossa missão é trazer o rádio para o mais alto nível de excelência em uma era digital, sem perder o fator humano.


 

Para mais informações, entre em contato conosco pelo WhatsApp clicando aqui.


 

Luciano Costa


 
Exponencial.

Sua rádio mais rentável e mais humana.

    450
    1